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Os segredos de Shuhei Yoshida sobre PS4
Os segredos de Shuhei Yoshida sobre PS4

Os segredos de Shuhei Yoshida que farão o PS4 liderar a próxima geração

PlayStation 4

Publicado por  em 15/04/2013 com 21 Comentários.
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Os ventos estão soprando forte em direção ao PlayStatin 4. Desde o seu anúncio, a comunidade de jogadores e de desenvolvedores vem criando cada vez mais expectativa para o novo console da Sony, graças a nova visão da empresa em criar uma poderosa máquina que ao mesmo tempo é fácil de ser programada. Esta nova visão, resultado de muitas conversas com os principais desenvolvedores do mercado, e o posicionamento da empresa na próxima geração de consoles, foi um dos principais assuntos que a revista Egde discutiu com Shuhei Yoshida, o Presidente da SCE Worldwide Studios, o responsável por gerenciar todos os desenvolvedores exclusivos da empresa.

Shuhei Yoshida

 

 

A E3 2012, realizada em junho do ano passado, pode ter sido frustrante para os jogadores que esperavam ver, na ocasião, os consoles da próxima geração. Entretanto, apesar de não ter sido mostrado ao mundo, Shuhei Yoshida e sua equipe aproveitou a ocasião para se reunir com os principais desenvolvedores para conversar sobre o futuro console. Dentre os desenvolvedores presentes, estava a equipe da Evolution Studios (Motorstorm, Driveclub), uma das principais responsáveis pelo controlador do PS4, o DualShock 4.

Oito meses antes do anúncio ao público, a Evolution Studios foi quem testou a fundo o controle, mostrando para Shuhei Yoshida o que poderia ser melhorado. Foram testadas as funcionalidades de vibração, a previsão dos controles analógicos e digitais, os sensores de movimento, entre outros. Tudo foi demonstrado no primeiro protótipo de Driveclub, o jogo que a Evolution Studios está desenvolvendo exclusivamente para o PlayStation 4. Depois da demonstração, os mais de 20 participantes da reunião, representantes de produtoras como Naughty Dog, Santa Monica Studios, Guerrilla Games e Media Molecule, foram estimulados a falar sobre o controle e a expectativa do console.

Ou seja, apesar da Evolution Studios ter apresentado os testes técnicos do controle, todos os principais estúdios da Sony foram quem decidiram, durante a E3 2012, como seria de fato o DualShock 4. Entretanto, engana-se quem pensa que esta foi a primeira reunião deste seleto grupo de pessoas. Desde a criação da SCE worldwide Studios, em 2005, reuniões como essa acontecem de duas a três vezes por ano e visam estimular o encontro dos desenvolvedores, que compartilham entre si os seus projetos.

O compartilhamento de ideias dos principais produtores exclusivos da Sony foi o fator principal para a construção do PlayStation 4. Quando a Sony subiu no palco em fevereiro deste ano, em New York, para mostrar a sua visão da próxima geração de consoles, ela apresentou um pilar de sustentação composto por simplicidade, imediatismo, integração, personalização e sociabilidade, aplicada para seu novo hardware. Mas, o mesmo pilar também pode ser considerado para o desenvolvimento. A Sony não estava apenas revelando um console novo e mais potente, ela estava revelando uma nova Sony, uma nova filosofia, uma nova era.

Michiel Van Der Leeuw, diretor técnico da Guerrilla Games, comentou a mudança de estratégia da empresa:

A Sony de hoje é diferente da Sony de cinco anos atrás. Eu lembro que a comunicação entre os produtores de regiões diferentes era algo praticamente inexistente e com muitos conflitos. Não tínhamos acesso as pessoas que criaram o hardware do PlayStation 3 e sempre buscávamos apoio da Sony Worldwide Studios para tentar avançar em conversas para troca de experiências e informações. Hoje, quando o pessoal da Sony do Japão nos visita aqui em Amsterdam, sabemos o nome de todos, pois nos comunicamos diariamente por e-mails, somos amigos no Facebook e temos um processo colaborativo sustentável.

Algo tinha que mudar e o estopim para a mudança da cultura organizacional da Sony foi a revelação do PlayStation 3. Até aquele momento, os desenvolvedores da Sony eram comandados exclusivamente por uma equipe em Tokyo, que não conseguia atender a todas as demandas. Para Shuhei Yoshida, o grande responsável pela mudança foi Kaz Hirai, atual CEO da Sony, que na ocasião substituiu Ken Kutaragi como Presidente da Sony Computer Entertainment.

Kaz Hirai nos deu todos os instrumentos para que pudêssemos mudar a atual situação, eu fui apenas o escolhido para fazer o trabalho.

Com Shuhei Yoshida comandando a SCE worldwide Studios, a empresa começava a ter um diálogo maior entre os seus desenvolvedores. Mas, foi Mark Cerny que integrou as ideias discutidas entre os desenvolvedores de Shuhei Yoshida, com a equipe de tecnologia de desenvolvimento de hardwares em Tokyo. Como Mark Cerny possuía um grande conhecimento tecnológico, por ser produtor de jogos, ele foi o elo perfeito para a comunicação das duas partes da empresa e o resultado, foi a criação de um hardware com programação muito mais amigável.

Mark Cerny

O processo de criação do PlayStation 4 começou em 2008, lembra Michiel Van Der Leeuw.

Foi um processo muito longo e nós fomos um dos primeiros desenvolvedores fora do Japão a conhecer o projeto do novo console, em 2008, com o codinome Orbis. Mas, o que mais me surpreendeu foi a quantidade de assuntos tratados ao mesmo tempo sobre todas as possibilidades do novo console. Tivemos dezenas de conversas densas sobre o hardware do console, a comunicação entre a GPU e a CPU, e Mark estava em todas elas. Tivemos reuniões de noite, de madrugada e o assunto era sempre o mesmo: o desenvolvimento do novo console, que ainda estava a meia década de ser revelado.

Quando Hermen Hulst, também da Guerrilla Games, viu o slide dos cindo pilares na apresentação da Sony em New York, ele se preocupou com o entendimento do público sobre  oque estava por trás dos cinco pilares, que na verdade mostravam a visão da empresa sobre a nova geração de jogos.

Eu lembro que um slide similar a aquele fazia parte de nossas conversas no início do desenvolvimento do PlayStation 4, entre 2008 e 2010. E é surpreendente ver que hoje, com o console revelado ao mundo, conseguimos manter a mesma estrutura de pensamento e visão.

Mark Cerny repetiu muitas vezes, durante a apresentação do PlayStation 4, o quão importante foi a participação dos desenvolvedores na criação do novo console, mas mais importante do que um novo console, a Sony mostrava uma nova cultura. A nova cultura de compartilhamento de informações, iniciada em 2005, foi carinhosamente lembrada no DualShock 4, com o botão Share (Compartilhar). A ideia do botão de compartilhamento foi de Nathan Gary, Diretor Criativo na Sony Santa Monica Studios, e foi rapidamente aceita por todos os produtores participantes da Worldwide Studios.

Foi uma excelente ideia, lembra Shuhei Yoshida, todos nós compramos a ideia de forma muito rápida.

O fato de uma decisão importante como a do botão de compartilhamento ser tomada de uma forma rápida, em uma empresa do tamanho da Sony, é um sinal de que todos os participantes do projeto estão participando de forma completa de todas as reuniões e discussões.

Hoje, mesmo sem termos conhecido o design do PlayStation 4, podemos dizer que ele já está pronto para a nova geração. O console marca uma nova era na gigante japonesa, com uma cultura que propicia o crescimento da indústria de jogos e o compartilhamento de informações. Como disse no início desse texto, os ventos sopram a favor da Sony, basta agora a empresa colocar em prática tudo o que foi trabalhado ao longo dos últimos oito anos.


 

: Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP, é amante de jogos eletrônicos desde a época que jogava Phantom System. Foi criador do PS2 Fórum em 2002, site que anos depois deu origem ao Game Generation, do qual hoje é administrador e editor. Possui um PlayStation 3 e um PlayStation Vita!

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